sexta-feira, 20 de março de 2015

TÊNIS: MODALIDADE ESPORTIVA COMPLEXA DO PONTO DE VISTA NUTRICIONAL

TÊNIS: MODALIDADE ESPORTIVA COMPLEXA DO PONTO DE VISTA NUTRICIONAL
De 16 a 22 de fevereiro ocorreu o Rio Open no Jockey Club Brasileiro, o maior torneio de tênis da América do Sul. Venha descobrir um pouco mais sobre essa modalidade e seus aspectos nutricionais.
Bruno Soares
A prática regular de tênis exige boa preparação física do atleta, visto que, para ter um bom desempenho, é necessário ter músculos do corpo inteiro bem desenvolvidos, pernas, braços, abdômen e costas. Além disso, uma partida de tênis pode durar mais de 4h, sendo considerada uma atividade intermitente de longa duração, que exige resistência física e boas reservas de energia no organismo. Portanto, o atleta deve estar bem instruído para ter adequada ingestão calórica e dos demais nutrientes por meio de alimentos e suplementos alimentares.

Tênis e Suplementação
A modalidade apresenta caráter intermitente, intercalando movimentos explosivos de alta intensidade e curta duração com períodos de recuperação. Para fazer a correta análise das necessidades nutricionais do atleta, também se deve levar em consideração o tempo total e real das partidas. A ingestão de carboidratos deve ocorrer diariamente visando repor as reservas energéticas de glicogênio muscular, que serão rapidamente recrutadas no início da partida. Seria interessante, o uso de suplementos para reposição energética de carboidratos durante os períodos de descanso da partida, mas isso ainda necessita de estudos com investigações mais aprofundadas sobre os resultados dessa suplementação.
Teliana Pereira
A creatina é um dos suplementos utilizados para melhorar o desempenho, aumentando a força e a massa magra. Ela fica armazenada no músculo esquelético e, juntamente com o ATP, representa uma reserva energética fundamental para a contração muscular. Participa da formação da fosfocreatina por meio de uma reação reversível que libera um fosfato de alta energia da molécula de adenosina trifosfato (ATP), formando a adenosina difosfato (ADP), sendo esta reação catalisada pela enzima creatina cinase.
ATP e fosfocreatina intramusculares são capazes de sustentar contrações de alta intensidade por um tempo de aproximadamente 10 segundos.

Linha
100% Whey Gold Standard
Whey protein e proteínas vegetais aparecem para complementar a estratégia nutricional dos atletas. O aporte proteico adequado, associado a um carboidrato, no pós-treino, é essencial para a recuperação muscular. As proteínas ofertadas nesse período devem ser de alto valor biológico e biodisponíveis, por isso, sua forma isolada e hidrolisada é a mais adequada.
Outro suplemento que poderia participar da estratégia nutricional do atleta é a glutamina, que favorece o turnover proteico e ação anticatabólica. Por aumentar a disponibilidade de substratos, poupa a utilização de BCAA em situações de estresse, como o exercício físico, e participa na ativação da sinalização anabólica.

Whey

Referência

GOMES, Rodrigo Vitasovic; AOKI, Marcelo Saldanha. A suplementação de carboidrato maximiza o desempenho de tenistas? 2010. Rev Bras Med Esporte. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922010000100013>.
Acesso em: 30 jan. 2015.
GUALANO, B. et al. Efeitos da suplementação de creatina sobre força e hipertrofiamuscular:atualizações. Rev Bras Med Esporte, v.16, n.3, maio/Jun. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário